quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Imersão da Ação Educação Empreendedora

Data: 21, 22 e 23 de Janeiro de 2015
Participantes: Julio, Alex, Claudia, Mariana, Madalena, Juliana e Ariane

Local: Casa Emaús – parte do Convento Maria Imaculada, situado entre os municípios de Itapecerica da Serra e Embu das Artes, SP. Está localizado em meio à exuberante fauna e verdejante flora composta pela Mata Atlântica. Ambiente favorável para retiros e práticas meditativas. O Convento tem a responsabilidade de cuidar de sua “porciúncula”, ou seja, o pequeno santuário ecológico de que é proprietário. 
Endereço: Estr. da Ressaca, 1081 – 06887-300 – Itapecerica da Serra – SP







Foram definimos os valores da Ação:


Prosperidade, Entrega, Harmonia, Amor e Coerência.



















Os participante foram estimulados a contar como foi a experiência da imersão. Como chegaram à casa Emaús e como saíram de lá, depois de todas as atividades e muito trabalho. 

Julio Gabriolli
Existem experiências na vida que dificilmente somos capazes de contar para quem não viveu. Melhor, dificilmente quem não viveu acreditaria no que ouviu. 
E foi com essa sensação que eu sai na sexta feira, 23 de janeiro, após 3 dias de imersão com nossa equipe.
O sonho era antigo, encontrar um momento de tempo e espaço, onde tudo estivesse ao nosso favor. A favor de uma produção, do desenvolvimento de um trabalho, de algo muito significativo, capaz de transformar sonhos em realidade, desafios em superação, potencial em resultado. E com tantas intenções belas e verdadeiras, o sonho começou sair do papel quando primeiramente compartilhei a ideia com o Alex e com a Claudia. Eles toparam na hora e para minha surpresa rapidamente disseram: sair de São Paulo por 3 dias? Vamos para aquele convento em Itapecerica da Serra! Provavelmente isso fazia parte do meu sonho, mas me faltava coragem para propor e com esse entusiasmo deles, recebi e comprei a idéia na hora.
Eu o Alex nos reunimos alguns dias antes, muitas horas, e pensamos em cada minuto desses 3 dias. Como podemos atingir 3 objetivos: Desenvolver e aprimorar o TE como negócio e como produto. Nos desenvolvermos com uma grande equipe e cada um se auto desenvolver. E logo tudo começou a tomar corpo e forma. Ficamos irradiantes e ansiosos pela chegada destes dias.
O que sucedeu nos dias que estivemos trabalhando e se divertindo muito, sem dúvida é algo que levarei para o resto da minha vida como uma marcante, se não a melhor, experiência de trabalho já vivida!
Vivemos na prática e sentimos na pele como é transformar o potencial de cada um no melhor resultado. Alex, Ari, Claudia, Mada, Mari e Ju, se entregaram de corpo, mente e alma, nada menos do que isso. Trabalhamos intensamente, alguns dias quase por 20 horas seguidas, e só parávamos por que o corpo dava sinais de cansaço,  a vontade era de continuar até quando não faltasse mais nada a fazer.
Difícil avaliar o resultado de tudo isso que construímos e vivemos, eu diria imensurável prosperidade! Mas por outro lado podemos sim perceber muito do que ficou. Da salto e da qualidade que conseguimos levar o programa TE. Do quanto nos aprofundamos em entender e criar experiências únicas para nossos clientes, do quanto temos clareza da magnitude do nosso desafio, do poder de transformação que ele é capaz, do quanto ainda temos de chão pela frente. Da certeza de que o mundo precisa de nós, do nosso melhor em conjunto, do melhor de cada um. Da força que temos juntos, a partir da história de vida que cada um trás, dos sonhos, dos desejos, das intenções, mas principalmente do amor e da entrega por algo com sentido.
Fica também para mim, a sensação de uma gratidão sem medidas por todas as pessoas que de alguma maneira influenciaram nossas vidas, minha vida, para que isso fosse possível. A minha família, meus amigos e tantas pessoas que participaram ainda que minimamente gerando algo positivo e influenciador. A Ka, a Mary e a LU, que lá no início acreditaram neste sonho e cada uma a sua maneira, contribui para torná-lo real. Em especial a nossa equipe maravilhosa por ser parte essencial deste sonho e, principalmente, a Deus, que a sua maneira encaixou cada peça ao seu tempo, tornando essa utopia uma realidade concreta e sem igual.
Por fim, desejo que esta imersão seja o segundo grande passo deste jornada de transformação empreendedora, de muitos outros que ainda virão! Que ao longo deste caminho possamos observar a beleza dessa paisagem, nossa própria transformação, e a certeza de que nosso suor deixou um rastro de evolução e prosperidade para os empreendedores e para as pessoas de maneira geral.

Que Deus continue nos iluminando sempre!

Beijos no coração

Com carinho e gratidão 
Julio


Mariana Ruffo
Achei interessantíssima a proposta da Imersão, algo totalmente novo para mim.
Superou as minhas expectativas, pois pensei que com essa imersão, avançaríamos com o projeto e sairíamos de lá prontíssimos. O que aconteceu foi que saímos de lá com mais que isso! Saímos com todo direcionamento, nos conhecendo mais e melhor, percebendo que nós somos uma equipe que se ouve, que está na mesma sintonia e cultivamos uma vivencia onde a transparência é muito grande, algo mágico.
Lá percebi que a excelência é tudo. Achei muito lindinho todos os mimos que recebemos: docinhos no nosso travesseiro assim que chegamos, a camiseta que ganhamos com nossos valores. Isso faz toda a diferencia e deixa bastante explicito como desejamos oferecer nosso serviço, com um altíssimo nível de excelência.
A experiência na Casa Emaús foi ótima para eu enxergar que, as vezes não notamos nossas habilidades e as desmerecemos. Fui muito critica com nossas avaliações e isso me fez perceber um alto nível de exigência da minha parte tanto em relação a mim quanto ao mundo.
Notei que evolui com nossa imersão. Fez bastante diferença na minha forma de me enxergar e de pensar e de ver que consigo contribuir bastantão com o grupo.
Foi tudo de bom esta imersão. Tanto para o nosso negócio quanto para o desenvolvimento pessoal.



Claudia Vasconcelos
Bom, antes do encontro, eu estava bastante ansiosa. Era algo no estilo livro "O Monge e o Executivo", sabe?
Sempre admirei o Julio, mas fiquei impressionada com a habilidade dele de envolver a todos de forma individual, estimulando o melhor de todos, integrando a equipe e trazendo a tona valores que nem sempre estou acostumada a trabalhar no meu dia-a-dia.
Foi marcante para mim a entrega de todos. Eu mesma, apesar do cansaço e da gripe, consegui dar o meu melhor.
Aprendi a importância de OUVIR realmente o que os outros estão dizendo, a prestar atenção no todo ao invés do individual. Mais ainda é impressionante constatar como o programa toca a todos exatamente como me toca. Acreditamos e nos esforçamos por contribuir pela transformação do outro e passo-a-passo da sociedade.
Foi uma experiência muito rica! Principalmente por poder observar que mesmo num grupo tão diverso, profissional e pessoalmente, nos completamos e estamos em sintonia.



Juliana Martins
Antes da imersão eu estava em um mix de emoções:
- Ansiosa pela expectativa do que ia acontecer e pelo fato da imersão acontecer em um convento (o que me gerou algumas noites mal dormidas devido as minhas convicções religiosas), por ir de carro até o local.
- Curiosa pelas atividades que iam acontecer e pelo material que seria produzido
- Feliz pela oportunidade de ficar dois dias completamente focada no projeto
- Preocupada e culpada por estar deixando a drogaria por 2 dias na semana e também preocupada e culpada por ter que ir embora na sexta antes da finalização da imersão

Durante o processo da imersão alguns sentimentos acabaram se transformando: a ansiedade ficou do lado de fora do convento (que acabou sendo um lugar totalmente diferente do que eu imaginava: ao invés de freiras, hábitos e missas durante o dia todo eu encontrei uma pousadinha super fofa com uma comida MUITO boa e freiras MUITO fofas e um local perfeito para trabalhar), a curiosidade passou com os trabalhos (sensacionais) realizados e ao final de tudo eu me encontrei em um estado de paz e enorme gratidão.

Paz pelo local, por estar em contato comigo, com pessoas pessoas incríveis e concretizando um projeto sensacional, que finalmente começou a tomar forma e gratidão por cada minuto que passamos lá.

Para mim o resultado final da experiência foi super positivo: conseguimos nos alinhar como time/equipe, conseguimos iniciar o projeto e eu consegui abrir um pouco mais minha mente e tirar alguns preconceitos que eu tinha.

A imersão foi o início real do TE para mim e eu vejo como etapa essencial para o início dos nossos trabalhos.



Ariane Nathaly
Assim que fiquei sabendo que a Imersão seria em um convento, eu fiquei meio reciosa, acredito que por questões minhas pessoais e por não saber como seria. Chegando lá, fomos muito bem recepcionados. Isso pra mim foi perfeito, ainda mais porque o lugar é muito bonito. As irmãs que trabalham lá, tiveram todo o carinho com a gente, a preocupação de fazer as nossas refeições nos horários que podíamos, para que pudéssemos ficar na sala trabalhando até mais tarde. Isso pra mim foi muito, muito gratificante. Muito legal mesmo. 
Um outro ponto extremamente positivo, mas que nos deixou bastante reciosos antes de chegar lá, foi a questão do sinal do celular e da internet. Esta restrição nos permitiu focar mais em nosso trabalho em grupo. Com isso, da minha parte, eu consegui ouvir o ponto de vista de cada um. Nós conseguimos elaborar muita coisa, que eu acredito que em duas semanas a gente não conseguiria. 
A gente conseguiu entrar em harmonia, fazer as coisas juntos: caminhar, almoçar no mesmo horário, coisa muito difícil hoje em dia. A gente conseguiu ter uma união, assim como uma família. Eu adorei o lugar, cercado de natureza, que é coisa que eu gosto bastante. Saí de lá bem e com as energias renovadas. Foi ótimo. 


Madalena Martins
Quando recebi o convite da Imersão, eu quase não acreditei. Trabalho há tantos anos e sempre vi com bons olhos este tipo de atividade. Seja corporativa ou espiritual, reunir um grupo para trabalho, pra mim, é um passo rumo ao comprometimento, a excelência e a unanimidade. Eu me preparei e me cerquei de boas energias e expectativas, mas por mais que eu tenha idealizado, a imersão superou todas elas. É inacreditável o tanto de trabalho que produzimos: estávamos focados...foi impressionante como o trabalho fluiu. Nossos mentores, Julio e Alex, cuidaram para tornar a experiência ainda melhor. Deu pra ver o carinho desses moços com a gente em cada detalhe. 
Quanto ao lugar, o convento e Casa Emáus, só tenho ótimas lembranças. O carinho das freiras, a simplicidade e o aconchego das instalações, a comida pra lá de saborosa e cheirosa, a natureza que nos abraçou...detalhe, em pleno verão da capital, lá me cobri com manta a noite. Foi uma delícia dormir com o barulho da chuva. 
Hoje sinto que o trabalho iniciado na Imersão faz toda a diferença para a minha vida particular e no trabalho em equipe. Estou motivada e feliz por fazer parte da Ação. Grata pelo convite para fazer parte desta equipe e grata por Deus ter ouvido os meus pedidos (aliás, Ele quase sempre ouve).  









Nenhum comentário:

Postar um comentário